terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SEGREDOS QUE SEU DENTISTA JAMAIS DIRIA A VOCÊ

Na Revista Seleções de Dezembro de 2009, tem uma reportagem muito interessante com o seguinte título: "50 Segredos que o seu dentista jamais diria a você" por Josiane Nogueira.
Decidi transcrever algumas destas frases pois achei muito interessantes, as demais vocês podem ler na revista.

Ninguém entende!

" Algumas pessoas muito instruídas acham que, se nada na boca dói, tudo vai bem. O colesterol alto também não dói, mas é um baita problema. Acho que a população em geral não compreende que a boca faz parte do corpo." Raul Feres Montealto Filho, CD, Niterói (RJ)

" Se suas mãos sangrarem na hora de lavar, você corre para o médico. Mas se o mesmo ocorrer na gengiva, a maioria das pessoas acha normal. A menos que se esteja forçanco demais a escovação, gengiva sangrando é doença periodontal e ponto final." Edgard Belladonna, CD, Niterói (RJ)

"A quem me pergunta se é necessário passar o fio dental em todos os dentes, eu costumo responder que não. Só devemos passar o fio dental nos dentes que queremos conservar!" Sarina Maliki, CD, Rio de Janeiro (RJ)

" Quando conhecemos alguém, a primeira coisa que notamos são os olhos. A segunda são os dentes e a terceira é o cabelo. Mas todos gastam muito mais dinheiro com o cabelo do que com os dentes. Parece haver uma inversão de valores quanto à saúde bucal." Luciana Blanco

Nova e melhorada? Sei...


" Há um limite ao que a pasta de dentes pode fazer. Nova fórmula branqueadora? Ela pode tirar manchas superficiais, mas não vai branquear como o tratamento específico." Katia Order Magro, CD, São Paulo (SP)

A culpa é dos pais!

" Não é raro ver uma criança linda e bem-vestida com dentes cariados até a gengiva. E recebo adolescentes de família rica com nove cáries. É o colapso total da supervisão dos pais." Simone M. Rocha Oliveira, CD-Radiologista, Bom Despacho (MG)


" Crianças com problemas dentais podem não ter bom rendimento escolar. Com dor de dente, ela não dorme bem à noite e, por isso, não rende durante o dia. Na escola, passa mal, tem sono e chega agitada. Além disso, não se alimenta bem." João Felipe Santiago, Odontopediatra, rio de Janeiro (RJ)


Conselhos Grátis

"Quando se faz piercing na bonca ( língua e lábios), há o risco imenso de infecção se o ambiente não for de fato esterilizado. Mesmo quando tudo dá certo, muitos pacientes com piercing na língua podem lascar os dentes da frente. Sempre oriento meus pacientes a não usar piercing !" Cristini R. Mendes Moraes

Pare de se preocupar

"Obturações de amálgama liberam pequena quantidade de mercúrio na boca com o desgaste. Mas seria preciso ter umas 300 obturações para que o nível de mercúrio subisse a ponto de ser perigoso." Claudia Cabrini Pinto De Lucca, CD, Juiz de Fora ( MG)

" Obturações de amálgama ainda são excelentes materiais, mas, hoje, com a evolução das resinas ( da cor do dente), e considerando o seu valor estético, fica difícil indicar amálgamas, principalmente em consultórios particulares. " Marco José Salvato Moreira, CD, Muriaé (MG)



Sentimos a sua dor

"O que mais escuto no consultório é: "Doutora, eu morro de medo de dentista!" tudo seria menos traumático se houvesse a visita regular e o correto cuidado com a saúde bucal. Talvez se a população não esperasse ter dor de dente para procurar um dentista, essa relação medo/dentista diminuísse." Fabiana Menezes Teixeira de Carvalho, CD, Recife (PE)


"Algumas pacientes chegam com fotos de celebridades e dizem: "Quero ficar igual a ela". E eu penso: Você não pode ter um sorriso igual ao da Angelina Jolie, porque o seu rosto não combina com aqueles dentes." Gerson Oliveira, ortodontista, Bom Despacho (MG)

"Digo aos pacientes muito nervosos que podemos lhes receitar ansiolíticos como midazolam e diazepam, a serem tomados mais ou menos uma hora antes da consulta; basta trazer alguém que dirija para levar o carro na volta." Neuza Maria Souza Picorelli Assis


Escolha com cuidado

" A odontologia cosmética só funciona numa boca saudável. Muitos pacientes procuram o dentista para pôr aparelhos ortodônticos, fazer clareamento ou suprir a ausência de um dente com um implante. Mas é preciso avaliar a saúde bucal, observar se há cárie, doença periodontal ou algum tratamento de canal a ser realizado. " Fabiana M.T. de Carvalho


Pense bem!

"Faz parte da boa educação comparecer a uma consulta odontol´gica com os dentes escovados e sem hálito de alho, cebola, etc. " Lourdes M. Gabas



As outras frases estão na revista... recomendo !